Sucesso no 1º Pedal dos Comerciários e segunda é comércio fechado

Nem mesmo a chuva que caiu no início da manhã tirou o sucesso do 1º Pedal dos Comerciários de Salvador, solidário ao Hospital Martagão Gesteira (a inscrição foi 1 pacote de leite em pó para ser doado à instituição). Exatos 147 ciclistas – entre homens, mulheres e jovens – participaram do passeio ciclístico neste domingo (16), atecendendo o Dia dos Comerciários, feriado nesta segunda (17).

Eles saíram do Dique do Tororó, passando pela Avenida Vasco da Gama, Rio Vermelho e toda Orla, até Itapoan. Depois, foram por São Cristovão e Lauro de Freitas, chegando ao futuro Clube dos Comerciários. No local teve música, refeição e sorteio de brindes para os ciclistas, conduzido pelas diretoras Rosemeire Correia (vice-presidenta) e Sueli Bahia.

“Primeiro, agradecemos aos ciclistas por abrilhantarem o nosso domingo. Nosso dia é uma conquista importante. Esse pedal é o grande ato de celebração do nosso feriado, com nossa solidariedade a um hospital importante para nossas crianças. Também refletimos sobre as lutas futuras, como no dia 30, quando elegeremos um presidente e um governador comprometidos com os trabalhadores. No debate que fazemos com a categoria, colocamos a importância das vitórias de Lula e Jerônimo Rodrigues”, disse o presidente da entidade, Renato Ezequiel.

 

Presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper (comerciários de Supermercados), Rosa de Souza destacou a importância do feriado. “Essa data especial está sendo ameaçada, pois, a cada ano, os patrões querem retirar da Convenção Coletiva e os dois sindicatos têm resistido com firmeza. Temos, de fato, muito a comemorar e vamos garantir todo o comércio fechado em homenagem aos comerciários e comerciárias do setor lojista e dos supermercados”, afirmou.

O diretor financeiro do Sindicato dos Comerciários e vice-presidente da FEC Bahia, Reginaldo Oliveira, destacou que a data é celebrada em várias cidades baianas. “É muito importante ver que muitos sindicatos no interior também garantem o feriado no dia 17 de outubro, mostrando a força da categoria comerciária em toda a Bahia. Vamos celebrar as nossas conquistas nesse cenário difícil”, enfatizou.

LOJAS FECHADAS, QUEM ABRIR PAGA MULTA

O feriado e o comércio fechado já é algo consolidado em Salvador nessa data. Mas, é sempre bom lembrar: a loja que abrir, pagará multa de um piso salarial para cada funcionário(a) prejudicado(a), conforme a Convenção Coletiva. É importante que cada um fiscalize, pegando cupom fiscal ou espelho de ponto e encaminhando para o sindicato.

ATENÇÃO, COMERCIÁRIAS

No dia 26 de outubro (quarta), o Departamento de Gênero do Sindicato realiza uma ação do Outubro Rosa: roda de conversa sobre câncer de mama com o Naspec e uma psicóloga, além de atendimento médico e clínica beleza. Começa às 9h, no Sindicato (ao lado do Colégio Central, em Nazaré).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =