Comerciários ligados na saúde e no Novembro Azul

Muitos homens complicam a sua saúde por falta de informação, preconceito e vergonha. Na maioria dos casos, deixamos de fazer exames que podem melhorar nossa qualidade de vida e, até, salvar muitas vidas.

Por isso, a campanha Novembro Azul chama atenção da sociedade e dos homens sobre a saúde masculina. Especialmente em relação ao câncer de próstata. Se você tem mais de 45 anos e histórico da doença na família, procure o médico urologista uma vez por ano.

Essa conscientização é essencial para prevenção e o diagnóstico cedo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o segundo câncer mais comum entre os homens no Brasil (29%), atrás apenas do câncer de pele.

FATORES DE RISCO

>> Idade: o risco é maior após os 50 anos, sendo que a grande maioria dos casos é diagnosticada em pacientes com mais de 65 anos.

>> Histórico familiar: homens com casos de câncer de próstata na família, principalmente no pai, avô ou irmão antes dos 60 anos, têm mais chances de desenvolver a doença.

>> Sobrepeso: o excesso de gordura corporal também é um fator de risco, principalmente para casos avançados.

DICAS IMPORTANTES

>> EXAMES: A partir dos 45 anos (todos os anos), procure o urologista para fazer exames importantes, como o PSA e o de toque retal.

>> ALIMENTAÇÃO: Tenha uma dieta com baixo teor de gordura e rica em vitaminas e minerais. Coma frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Reduza o consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas.

>> EXERCÍCIOS: Atividade física melhora a saúde em geral. A recomendação é de 30 minutos de atividade diária, ou pelo menos três vezes na semana. Caminhar já ajuda muito.

>> EVITE CIGARRO E BEBIDA EM EXCESSO: Bebida alcoólica faz com que o etanol encontrado no álcool seja metabolizado e transformado em acetaldeído. Ele pode danificar o DNA e as proteínas do organismo, aumentando o risco de câncer. Evitar cigarro é importante. Fumar gera risco de câncer de pulmão e laringe, e diversos outros tipos de câncer, inclusive o de próstata.

>> SAÚDE EM GERAL: Para se cuidar bem em todos os sentidos, é importante fazer exames como esses abaixo, entre outros que o médico considerar importantes:

• Verificação da pressão arterial
• Hemograma completo e testes de urina
• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
• Atualização da carteira vacinal
• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

com informações do Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 11 =