2 de Julho: Ruas de Salvador ganham cores com decoração para desfile
2 de Julho: Ruas de Salvador ganham cores com decoração para desfile
Figuras históricas são homenageadas nos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia
Na noite de ontem, Salvador ganhou um novo visual com a primeira parte da decoração para o desfile do 2 de Julho. Este é o começo das preparações que vão deixar as ruas históricas da capital baiana no clima da festa.
Quem assina a decoração é o artista plástico Ray Vianna em parceria com artista visual Daniel Soto. Suas obras, que incluem mais de 25 peças distribuídas ao longo do trajeto, refletem o tema deste ano, “Dois de Julho – Povo Independente”.
Celebrando os 201 anos da Independência do Brasil na Bahia serão homenageadas figuras históricas como Maria Quitéria, Joana Angélica, e as tradicionais Caretas do Mingau.
“Estamos trabalhando com o tema que representa o povo, refletindo sobre nossa representação. É a quinta vez que faço a decoração do 2 de Julho e ver meu trabalho ali é maravilhoso, contribuindo para o desfile”, conta Ray Vianna.
Pensando na representação histórica, o artista elaborou o arco do triunfo. “Foi erguido quando a tropa retornou da guerra e entrou na cidade, sendo recebida por uma estrutura especialmente criada para celebrar o evento. Assim, decidimos revitalizar esse símbolo com a criação de um arco triplo, localizado no Taboão, marcando esse ponto importante da cidade.”
A instalação das alegorias deve ser concluída amanhã e será distribuída por toda a cidade, incluindo locais como Pelourinho, Lapinha, Pirajá e Campo Grande. “Dividimos em duas equipes, uma que vem da Lapinha até o Pelourinho e outra que parte do Campo Grande. No dia 30 faremos apenas os arremates finais.”