Dirigentes do sindicato mobilizam categoria em prol da Campanha Salarial 2024

Dirigentes do sindicato mobilizam categoria em prol da Campanha Salarial 2024

Da Redação

Na manhã desta quarta-feira, 28, membros da diretoria e diversos dirigentes do Sindicato dos Comerciários de Salvador foram aos principais centros comerciais da cidade, munidos de material informativo, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a categoria para a Campanha Salarial de 2024. No momento, a força sindical se encontra em negociação com a entidade patronal para a assinatura de uma nova Convenção Coletiva de Trabalho, o que irá regulamentar não só o reajuste salarial do comerciário, como também, pontos importantes como o trabalho aos domingos e feriados.

De acordo com dados fornecidos pelo IBGE, o setor de vendas do varejo na Bahia vem apresentando expansão por catorze meses consecutivos, acumulando um crescimento de 4,8% em 2023. Esse cenário se justifica por fatores positivos como juros mais baixos, mercado de trabalho mais forte, transferências governamentais, inflação controlada e melhora do nível de endividamento.

“Esse ano esperamos bons resultados nas negociações, haja vista os bons sinais que a economia vem apresentando. O próprio salário mínimo teve reajuste de 7,57%, acima da inflação de 2023 que fechou em 4,62%. Nada mais justo que a entidade patronal repasse para os comerciários um aumento substancial, cobrindo a inflação e dando um ganho real para a nossa categoria” argumenta Renato Ezequiel, presidente do sindicato.

Para a supervisora técnica do Dieese na Bahia, Ana Goergina Dias, estamos vivendo um cenário muito favorável para boas negociações. “Nas categorias com data-base em janeiro, cerca de 83,2% dos 322 reajustes salariais registrados até 5 de fevereiro, tiveram percentuais acima do INPC. No comércio, 72% dos acordos já assinados, tiveram ganhos reais, o que é esperado em uma boa negociação”.

Até o momento, sindicato e entidade patronal ainda não entraram em acordo e uma nova rodada de negociação está marcada para amanhã, 29.

Convenção Coletiva de Trabalho 2024

Acompanhe de perto o passo a passo da nossa Campanha Salarial 2024:

Dias 15 e 16 de janeiro

Realizamos o nosso Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2024 com a presença de toda a diretoria e convidados. Estiveram presentes a presidenta do CTB-Bahia, Rosa de Sousa, a supervisora técnica do Dieese na Bahia, Ana Georgina e os psicólogos Tony Lacerda e Marcos Antônio Arapiraca.

Dia 05 de Fevereiro

O Sindicato dos Comerciários de Salvador entregou a íntegra da pauta de reivindicações para o representante dos empregadores – Sindilojas. Estiveram presentes o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, o presidente do Sindicato, Renato Ezequiel, o vice presidente da Federação dos Comerciários, Reginaldo Oliveira e a secretária de cultura, Angélica Romão.

Dia 21 de Fevereiro

Aconteceu a primeira rodada de negociação. O Sindicato levou uma representante do Dieese na Bahia para contextualizar o panorama econômico atual a nível nacional e local, além do aumento nas vendas observado nos últimos 14 meses consecutivos, o que justifica o pedido de 8% de reajuste no piso salarial.

Estiveram presentes o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, o presidente do Sindicato, Renato Ezequiel, a vice presidenta, Rosemeire Correia, o vice presidente da Federação dos Comerciários, Reginaldo Oliveira e a supervisora técnica do Dieese na Bahia, Ana Georgina Dias.

Dia 27 de fevereiro

Mais uma rodada de negociação acontece entre as partes. O Sindicato recebe uma contra proposta na qual o Sindilojas oferece apenas o índice do IPCR de 2023 como reajuste – 4,62%, o que cobre apenas o valor da inflação do ano passado. A Proposta foi recusada diante do favorável cenário econômico vivido pelo empresariado e uma nova mesa de conversa foi marcada para a próxima quinta-feira, 29.

Estiveram presentes o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, o presidente do Sindicato, Renato Ezequiel, a vice presidenta, Rosemeire Correia, o vice presidente da Federação dos Comerciários, Reginaldo Oliveira e a supervisora técnica do Dieese na Bahia, Ana Georgina Dias.

Conheça os nossos principais pontos de reivindicação:

• Rejuste Salarial de 8%
• Não funcionamento do comércio nos seguintes feriados:

→ Dia da Confraternização mundial
→ Domingo, segunda e Terça-feira de CarnavaL
→ Sexta-feira Santa
→ Dia do Trabalho
→ São João
→ Dia do Comerciário
→ Natal

• Triênio
• Tikct Alimentação no valor de R$ 18,00
• Redução da jornada de trabalho para 40 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =