Lula pede união entre amigos e familiares, e mostra melhora do País

Em sua mensagem de Natal e fim de ano, neste domingo (24), o presidente Lula (PT) desejou boas festas aos brasileiros e fez um balanço do ano de 2023, o primeiro de seu novo mandato. O petista lembrou uma série de conquistas do novo governo, como a melhora dos índices econômicos e a volta dos programas sociais, entre outras medidas.

Ao relembrar dos ataques à democracia de 8 de janeiro, que também se expressam em rixas e conflitos entre famílias e amigos, ele falou qual era seu verdadeiro voto de fim de ano: “Quero que o Brasil abrace o Brasil”, declarou. “Minhas amigas e meus amigos, o ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias, colocou em risco a democracia. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário: uniu todas as instituições e, ao final daquele triste 8 de janeiro, a democracia saiu vitoriosa e fortalecida. Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares. Somos um mesmo povo e um só país”, disse.

Lula destacou o crescimento do PIB, toda a riqueza que o país produz, acima das previsões do mercado. “A inflação está sob controle, os preços dos combustíveis estão caindo e a comida está mais barata. O Dólar caiu e a Bolsa de Valores está batendo recordes. Geramos 2 milhões de novos empregos com carteira assinada e o salário mínimo voltou a subir acima da inflação. E mais de 80% das categorias profissionais também tiveram aumento real. Aprovamos a igualdade salarial entre homens e mulheres: trabalho igual, salário igual”, pontuou.

DESENROLA E REFORMA TRIBUTÁRIA

O presidente enfatizou o Desenrola, quando milhões de brasileiros renegociaram suas dívidas com descontos de até 98%. “Cuidamos com responsabilidade dos recursos públicos. Investimos onde era preciso investir, em parceria com estados e municípios, sem perguntar qual o partido do governador ou do prefeito. Aprovamos a taxação dos super-ricos. Conseguimos um feito histórico, a aprovação da reforma tributária, algo que se tentava há 40 anos no Brasil. Além de estimular os investimentos e as exportações, a reforma corrige uma injustiça. Agora, quem ganha mais pagará mais imposto e quem ganha menos pagará menos”, pontuou.

Lula ressaltou o aumento dos investimentos em saúde e educação e o apoio aos estados no combate ao crime organizado. “O Brasil voltou a ter um governo de verdade. Em 2024, vamos trabalhar fortemente para superar mais uma vez todas as expectativas. O Plano Safra 2023 e 2024 é o maior da história. A nova política industrial vai gerar mais e melhores empregos, mais qualificação e melhores salários. Com o novo PAC, R $ 1,7 trilhão serão investidos na infraestrutura que o Brasil tanto precisa, com a geração de 4 milhões de empregos”, destacou.

com informações do iG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =