Intenção de compra cresce 32% na Black Friday

O comércio vive mais uma expectativa de boas as vendas com a Black Friday, que acontecerá dia 24 de novembro. Pesquisa do Google mostra que a população brasileira está mais otimista para gastar: 67% dos entrevistados pretendem fazer compras para a data e sete em cada dez consumidores pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior (aumento de 5% em relação à expectativa em 2022). Um a cada quatro consumidores esperam gastar mais de R$ 1.000 com compras.

Um dos motivos para o aumento da intenção de gastos é o crescimento do otimismo em relação ao próprio poder aquisitivo. A pesquisa mostra que 68% dos brasileiros acreditam que a própria capacidade financeira para compras vai melhorar até o final do ano — aumento de 23 pontos percentuais sobre a expectativa em 2022. Segundo Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google Brasil, o cenário econômico está mais favorável. “O dólar estabilizou, a inflação está desacelerando e a taxa Selic está em queda. Tudo isso anima varejistas e consumidores”, explica.

Outra empresa, a MField, fez pesquisa com 2.300 participantes sobre a expectativa de compra e revelou um crescimento de 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023. Neste ano, 75,6% pretendem fazer compras. Sobre o canal escolhido, 56,7% citaram lojas online; 18,6% lojas online e físicas e 3,9% exclusivamente em lojas físicas.

APERTADOS, MAS VÃO COMPRAR

Mesmo com a situação financeira ainda difícil, 41,5% disseram estar apertados, mas ainda pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday para economizar. O setor campeão no interesse dos consumidores são: moda e acessórios (39,3%), eletrônicos (37,5%), cosméticos (35,9%), calçados (33,2%) e eletrodomésticos (31,5%).

A principal forma de pagamento deve ser o cartão de crédito (76,9%), seguida pelo Pix (49,1%). Quando questionados sobre o e-commerce favorito, os mais citados foram: Amazon (72,9%), Shopee (48,7%), Shein (45%), Magazine Luiza (42,1%) e Mercado Livre (40,5%).

com informações da Exame e Meio & Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =