Nova diretoria toma posse com disposição para novas conquistas

Uma noite com ato político e cultural marcou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Comerciários de Salvador, nesta sexta-feira (30). No Espaço Cultural da entidade, os 19 eleitos e eleitas foram saudados por familiares, colegas de empresa, sindicalistas de outras categorias e dos movimentos sociais, além do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), da deputada federal Alice Portugal (PCdoB).

Ao falar por toda diretoria, o presidente Renato Ezequiel destacou o papel dos dirigentes sindicais, especialmente os novos diretores. “Vamos ter lutas com sol e com chuva, mas teremos satisfação em defendermos a categoria e conquistar vitórias. Vamos ajudar a reconstruir o País com Lula na presidência, e a resgatar direitos importantes. Entender as mudanças no comércio e nas empresas, e seus impactos na vida da categoria. Para entender as mudanças no perfil da categoria comerciária e falar com a juventude e pessoas da população LGBTQIAPN+”, pontuou.

O ato teve vários momentos, iniciando pela execução do Hino Nacional e do Hino ao 2 de Julho, além da apresentação de um vídeo com a trajetória de luta da categoria comerciária e mostrando que a gestão “Comerciári@s em 1º lugar” é herdeira de lutas no comércio há mais de 120 anos. Começa em 1900, com a Associação dos Empregados no Comércio da Bahia, passando pela carta sindical em 1934 com o escriturário e comunista Antônio Valença. Em março de 1942, várias associações se juntam em uma só entidade.

E chega em 1987, com a grande greve na rede Paes Mendonça, que depois se espalha por outras empresas (Mesbla, Ipê, A Provedora, Feira dos Tecidos, entre outras) e setores do comércio e coloca muitas lideranças de luta na estrutura do Sindicato. A partir daí, muitas lutas se sucederam, garantindo lutadores do comércio na entidade, que foi modernizada e protagonizou conquistas importantes até os dias atuais.

SAUDAÇÕES DE LUTA

O presidente do Sindicato dos Bancários e vereador Augusto Vasconcelos colocou seu mandato à disposição e destacou a participação da entidade nas lutas de Salvador. “Não só em defesa da categoria comerciária, com a luta pelo pagamento dos domingos, mas da sociedade baiana”.

 

Para a deputada federal Alice Portugal, o novo momento do Brasil com Lula dá ânimo e vai exigir apoio popular, do sindicalismo e dos movimentos sociais. “Tenho certeza que essa diretoria vai dar o seu recado, defender bem a categoria comerciária e estará nas ruas com a agente lutando para resgatar políticas públicas importantes”, afirmou.

Presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM) em Salvador, Jéssica Baiano lembrou quando era do movimento estudantil e solicitava apoio dos Comerciários. A dirigente reforçou que a UBM será parceira do sindicato nas lutas. O vice-presidente da CTB Nacional, Everaldo Braga, enfatizou que os Comerciários de Salvador jogam papel importante para as lutas da Central. Representando a secretária de Promoção da Igualdade, Ângela Guimarães, Everaldo Augusto falou que a pasta está à disposição para realizar parcerias em ações para combater o racismo no mercado de trabalho.

EM CASA

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, que é presidenta do SintraSuper (trabalhadores em supermercados), falou do orgulho em fazer parte das lutas no comércio. “É uma escola que nos ensina muito. Bom ver a renovação na diretoria e a presença de mulheres. A CTB Bahia e o SintraSuper estão firmes com essa nova gestão para os futuros embates por dias melhores para os comerciários e as comerciárias”, destacou.

Dirigente dos Comerciários de Itabuna e presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC-BA), Jairo Araújo reforçou o papel dos dirigentes na luta para melhorar a vida das suas categorias. “Sempre nos renovamos com a posse da diretoria de um sindicato e a FEC dará todo apoio a essa gestão, pois temos uma grande tarefa: tocar  corações e mentes dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio para abraçarem as lutas que desenvolveremos”, enfatizou.

Prestigiaram o ato sindicalista do Sinpojud, metalúrgicos, bancários, APLB, Sindicato dos Comerciários de Lauro de Freitas, SintraSuper Salvador, PCdoB Maragogipe e Afoxé Filhas de Gandhy.  Ao final, todos curtiram muito forró com a banda Flor de Milho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 1 =