Sindicato acompanha eleição da CIPA na Le Biscuit

Sempre atento ao ambiente de trabalho, o Sindicato dos Comerciários acompanhou a eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na Le Biscuit. Acompanharam o processo eleitoral a secretária de Saúde da entidade, Sara Pereira, e a secretária de Cultura, Angélica Romão, que é funcionária da empresa.

De acordo com Sara, o processo ocorreu tranquilamente. “Foi muito bom ver os trabalhadores fazendo questão de votar. Ao saberem da nossa presença, fizeram questão de nos cumprimentar e ver que estamos atentos à segurança no ambiente de trabalho. CIPA é para melhorar a qualidade de vida no trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais”, explica.

Angélica lembrou que a CIPA está prevista na NR 5 e seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. “Temos que ficar vigilantes o tempo todo para garantir um local de trabalho saudável e seguro para nossa categoria nas lojas”, destaca.

PARA ENTENDER

CIPA é obrigatória em empresas com mais de 20 funcionários em regime CLT. É estabelecida por votação, com a eleição de representantes da empresa e dos funcionários. Os trabalhadores legem o presidente (indicado pela empresa), o vice-presidente por votação dos empregados) e o secretário (indicado pelos membros da CIPA, podendo ser ou não integrantes da CIPA).

Os cipeiros devem receber treinamento até 30 dias após a posse. O treino tem carga horária de 20 horas e deve ser realizado durante o horário de trabalho, não ultrapassando 8 horas diárias.

ATRIBUIÇÕES DA CIPA

> promover treinamentos, cursos e palestras;
> assegurar a segurança no ambiente de trabalho;
> realizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes);
> elaborar o Mapa de riscos de acordo com cada ambiente;
> promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras;
> requisitar à empresa cópias das CAT emitidas; etc.

IMPORTÂNCIA

> melhora fiscalização do ambiente de trabalho;
> diminui os riscos;
> melhora o clima organizacional;
> dissemina a cultura de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + nove =