Presidente Lula quer incentivo à compra de eletrodomésticos

Após o sucesso do programa para estimular a venda de carros, o presidente Lula (PT) sugeriu ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), a reedição de um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeira e máquina de lavar, e de televisões. Lula falou sobre a ideia na condecoração de cientistas e pesquisadores no Palácio do Planalto. Em 2009, em seu segundo mandato, ele lançou um programa que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de itens da linha branca.

“Até falei para o Alckmin: ‘Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?’. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, afirmou Lula.

CONSUMO RESPONSÁVEL

Depois, o presidente se dirigiu à ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pediu que ela “abra a mão um pouquinho”, para o governo poder “facilitar a vida do povo que quer ter acesso” aos produtos. Mas, Lula ponderou que o povo tem de consumir de “forma responsável”. “Ninguém pode gastar o que não tem”, afirmou, dizendo que, nos próximos dias, o governo deve lançar oficialmente o Desenrola, para renegociação de dívidas de pessoas físicas e aquecer o consumo no país.

com informações do g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 6 =