Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Da Redação

Com o lema “Se precisar, peça ajuda!” a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio é uma iniciativa do Centro de Valorização à Vida (CVV) da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. O mês nove foi escolhido porque desde de 2013, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Ao contrário de outras campanhas, como o outubro Rosa e o Novembro Azul, o Setembro Amarelo ainda não é reconhecido no âmbito nacional por meio de lei federal. Mas cada vez mais tem ganhado notoriedade. Em todo o país, os principais pontos turísticos, prédios públicos e estádios de futebol costumam ser iluminados com luz amarela em referência à campanha.

Estatísticas

Os dados são alarmantes: De acorodo com levantamento realizado pela organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados cerca de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública, atingindo principalmente jovens de 15 a 29 anos. Estima-se que acorram cerca de 14 mil casos por ano no país, o que representa 38 pessoas por dia, sem contar os casos sub notificados. O RS é o estado que lidera o ranking com 10,2 casos a cada 100 mil habitantes.

Sabe-se que quase a totalidade dos casos de suicídio estão relacionados à diagnósticos de saúde mental não diagnosticadas ou tratadas de forma incorreta. Dessa forma, é possível inferir que a maioria dos casos poderiam ter sido evitados caso o paciente tivesse recebido acesso a um tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

A idéia do Setembro Amarelo é justamente abrir espaço para debates e desmitificar a saúde mental, mostrando a importância de levar a sério o pedido de ajuda quando alguém demonstra um quadro de sofrimento profundo.

É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Origem

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo um carro modelo Mustang 1968, pintado de amarelo por ele mesmo. Amigos e familiares distribuíram fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando o mesmo desespero de Mike e a mensagem foi se espalhando mundo afora.

Mitos e Verdades sobre o suicídio

• “Pessoas que ameaçam tirar a própria vida estão apenas querendo chamar a atenção.” Falso. Toda e qualquer ameaça deve ser levada a sério. A pessoa pode sim estar querendo chamar a atenção como um pedido de ajuda.

• “O suicídio acontece sem aviso”. Falso. Na maioria dos casos a vítima comunica seu estado de sofrimento a outras pessoas.

• “O suicídio só acontece com os outros.” Falso. O suicídio pode ocorrer com quaisquer pessoas que estejam em um alto grau de sofrimento. Não escolhe classe social, raça, gênero ou etnia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =