Bahia tem 75,6% de aumento de notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho

Na Bahia, em 2022, 246 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho foram notificados ao Ministério da Saúde. Ano passado, o número subiu para 432, um aumento de 75,6% nas notificações.

Em 2023, as cidades que lideraram este ranking foram Salvador (190), Vitória da Conquista (45) e Feira de Santana (44). A ocupação de detetive particular teve o maior número de notificações (48), seguido por administrador (37) e auxiliar de escritório em geral (35).

Os principais diagnósticos que chegaram a pasta federal também foram os transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatização (196); transtornos do humor [afetivos]; e burnout (52).

Em uma pesquisa realizada em 2022 pela Sales Health Alliance revelou que 58% dos/as vendedores/as enfrentavam dificuldades relacionadas à saúde mental. No entanto, a grande maioria das empresas não oferece suporte psicológico adequado aos seus funcionários. A pressão por resultados impacta profundamente a saúde mental e física dos/as trabalhadores/as.

Carol Figueira, psiquiatra especializado em saúde ocupacional, explica que os transtornos mentais relacionados ao trabalho são aqueles que podem resultar de fatores relacionados à organização, como sobrecarga e estrutura hierárquica que coloca, muitas vezes, o/a colaborador/a no papel de oprimido/a.

“São vários os motivos que levam o/a trabalhador/a a desenvolver problemas de saúde mental ocupacionais. Exigências de alta performance, excessivas cargas horárias e até a própria autocobrança podem ser fatores que contribuem para isso”, comenta.

A Lei 14.831, que entrou em vigor em março deste ano, busca reconhecer empresas que adotam práticas de promoção da saúde mental e bem-estar dos/as trabalhadores/as. Trata-se de uma honraria a ser dada pelo governo federal a empresas que adotem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus/suas funcionários/as, como a oferta de acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico; incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; incentivo à prática de atividades físicas e de lazer, entre outros.

 

ASCOM Comerciários com Jornal Correio 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =