Corte de cabelo, manicure e pedicure no expediente: empresa baiana inova em benefícios para colaboradores

Corte de cabelo, manicure e pedicure no expediente: empresa baiana inova em benefícios para colaboradores
‘CLT premium’? Conheça site jurídico que oferece para os 600 funcionários até plano de saúde pet e prêmios para quem pratica exercícios físicos regularmente

Com informações do Correio*

Escritórios com espaços abertos, poucas paredes e um ambiente que incentiva a troca de conhecimento. Com uma rotina que foge do escritório tradicional, não se admire se, ao bater o ponto no trabalho, tenha ali à sua disposição um barbeiro ou uma manicure – totalmente 0800 – para atender durante o horário do expediente. Ah, e massagista também. “Temos certeza que pessoas mais motivadas entregam mais valor para os nossos usuários. A gente enxerga que isso se conecta com o nosso propósito de facilitar o acesso à informação jurídica relevante. Para dar conta deste desafio, que é complexo e tem impacto na vida das pessoas, precisamos de gente talentosa e que acredita nesta missão”, destaca a chefe de Recursos Humanos (Chief Human Resources Officer/ CHRO) do Jusbrasil, Julia Crosman.

É claro que para atrair os melhores talentos só a carteira-assinada não basta. Acrescente ainda a essa lista de benefícios, além da assistência média e odontológica para o colaborador, também uma assistência pet. Está em dia com a atividade física? Acesse o aplicativo e ganhe prêmios. Licença maternidade de 6 meses para a mãe, 30 dias para o pai. Café da manhã, café da tarde e almoço grátis? Também tem. Happy Hour e confraternizações com voucher de transporte por aplicativo para quem for beber não dirigir? Opa, é mais um dos ganhos que vão além da CLT comum. E pode pegar aquele violão que está ali na área de convivência e tirar um som, sem problemas. Os instrumentos musicais estão no escritório para isso. E sim, o Jusbrasil tem seu próprio bloco de carnaval.

“Como uma empresa baiana, não podemos deixar de registrar que há alguns anos colocamos um bloco na rua. Temos um bloco na quarta-feira do Carnaval de Salvador, chamado ‘Jusbarril’. Essa é uma ação que valoriza nossa cultura e identidade, reunindo inclusive colaboradores de todas as partes do Brasil. O que vemos é uma alta retenção de talentos na empresa, ou seja, as pessoas gostam de estar aqui. Temos colaboradores que estão conosco desde a fundação, há 16 anos, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Julia.

Cerca de 30 milhões de usuários acessam o site do Jusbrasil todos os meses, entre assinantes e pessoas que consomem os conteúdos gratuitos. A empresa de tecnologia, que começou como uma startup e foi se consolidando no ecossistema de lawtechs e legaltechs, atua na viabilização do acesso a dados jurídicos públicos. Apesar do dna baiano, o Jusbrasil tem colaboradores espalhados em quase 100 cidades brasileiras em três escritórios, nas cidades de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte. São 600 postos de trabalho e com mais um benefício: livres para frequentar os hubs nos dias que quiserem ou trabalhar de casa mesmo.

“Somos uma empresa baiana e temos muito orgulho em ser o site jurídico mais acessado do mundo. No Jusbrasil há uma cultura de trabalho distribuído, com a maioria das pessoas em home office, mas também organizamos atividades corporativas nos nossos hubs, como chamamos nossos escritórios”.

O Jusbrasil começou quando cinco baianos se debateram com a dificuldade de encontrar informações jurídicas com precisão na internet. Surgiu a ideia de criar uma empresa para buscar, estruturar e organizar informações abertas e públicas para contribuir com a jornada das pessoas que trabalham com o Direito ou que só precisavam mesmo acessar esses dados de forma segura. De olho em novos talentos, Julia Crosman afirma que a empresa tem sempre oportunidades para as áreas de Tecnologia, Produto e Design. Os interessados podem acessar o site sobre.jusbrasil.com.br/carreiras.

“Estamos sempre atentos para contratar pessoas talentosas e apaixonadas por inovação que tenham conexão com nosso momento. Para as demais áreas, nossa abordagem é mais direcionada. A gente não divulga informações sobre remuneração e valores de benefícios. Porém, temos o benefício do ticket alimentação e um auxílio home-office, que pode ser usado, por exemplo, para pagar contas de energia ou internet. São benefícios que ajudam a promover o bem-estar e satisfação na empresa e que nos torna mais atrativos para recrutar os melhores talentos no mercado de tecnologia, que é bem concorrido”, afirma.

Em meio a uma das trends do momento que tem ganhando as redes sociais, o ‘clt premium’ – quer dizer, a recompensa – faz a diferença com jornadas bem mais flexíveis, grana extra e mimos de bem-estar, lazer e saúde sem que isso signifique qualquer desconto no contracheque. Assim, o termo que começou como um meme vem sendo levado a sério e utilizado para se referir a profissionais contratados no regime CLT que têm benefícios acima daqueles que a lei trabalhista prevê.

“Estamos constantemente reavaliando nosso pacote de benefícios, atentos aos mercados e ouvindo nossos colaboradores em pesquisas internas. ‘Premium’ para nós, de verdade, é focar na experiência dos nossos colaboradores. A gente enxerga que isso se conecta com o nosso propósito”, complementa Julia Crosman.

Recompensa
Mais que um viral, fato é que a criadora do ‘Não Inviabilize’ – um dos podcasts mais ouvidos do país – quitou as casas de cinco funcionários. Déia Freitas doou R$ 1 milhão para a compra dos imóveis. No Conglomerado Pônei, hoje, todos os colaboradores têm um salário de R$ 10 mil, escala de trabalho de segunda a quinta-feira, com direito a assistência médica, vale-refeição, vale-transporte e home office.

O ‘clt premium’ diz muito sobre o momento atual que vive o mercado de trabalho, como ressalta o consultor de gestão empresarial e sócio da Arcos Consultoria, Danhil Medeiros. “Chamar a CLT de ‘premium’ é uma maneira de dar nome a um sentimento que toma conta de todos os trabalhadores do mundo, que é o desejo de ter o máximo de benefícios possíveis. A geração Z não está apenas atrás do salário. Eles valorizam planos de saúde robustos, horários flexíveis, possibilidade de trabalho remoto e programas de bem-estar. Esta geração valoriza mais do que apenas a segurança e estabilidade oferecidas por um emprego tradicional, diferente da geração anterior”, opina.

Que tipo de profissionais essas empresas procuram? Quem responde a pergunta é o consultor empresarial e autor do livro ‘Os Quatro Papéis’ (2024, Citadel) Yuri Trafane: “São empresas diferenciadas, então elas estão procurando profissionais diferenciados. Se alguém quer receber um benefício premium, tem que estar disposto a oferecer um trabalho premium. Empresas de tecnologia frequentemente têm esse perfil. Grandes empresas multinacionais com rentabilidade suficiente e que queiram reter seus talentos, também, assim como algumas startups”, comenta.

Sobre onde encontrar essas oportunidades, a professora dos cursos EAD de Gestão de Recursos Humanos e Administração da Unijorge, Lorene Paixão Sampaio, orienta que o profissional explore plataformas de emprego, como Glassdoor e redes profissionais, como LinkedIn. Outra dica é participar de eventos de networking e seguir influenciadores especializados nas redes sociais.

“Não deixe de pesquisar sobre as empresas para compreender sua cultura e os benefícios que oferecem. É importante que o profissional detenha algumas competências essenciais, a exemplo da capacidade de adaptação a novos ambientes e um alinhamento cultural com a organização e, ainda, habilidades em resolução de problemas, pensamento crítico e gestão de tempo, cada vez mais valorizados no mercado de trabalho”, completa a especialista.

ENTENDA AS DIFERENTES FORMAS DE TRABALHO

A contratação como PJ significa que o profissional será contratado como uma empresa, e não como um empregado, como explica o advogado e sócio escritório Oliveira e Rodrigues Advogados e Associados, Diogo Augusto Oliveira: “O trabalhador abre uma empresa – geralmente uma Microempresa (ME) ou uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Micro Empreendedor Individual (MEI) – e emite notas fiscais pelos serviços prestados”.

É regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A contratação CLT é um regime de trabalho formalizado que assegura uma série de direitos ao trabalhador e impõe obrigações ao empregador. “Ou seja, o trabalhador tem garantias contra demissões arbitrárias e recebe indenizações em caso de demissão sem justa causa, além do direito a férias remuneradas, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, vale transporte, direitos previstos na Convenções Coletivas de Trabalho”, pontua o advogado.

3) ‘CLT Premium’

Não existe ainda uma previsão legal para esse contrato de trabalho que, na prática, costuma oferecer benefícios além dos que são previstos pela legislação trabalhista como, por exemplo, plano de academias e atividades relacionadas à saúde e qualidade de vida, 14º Salário, viagens como bonificação, custeio de cursos, pós-graduações, mestrados ou doutorados, ambientes diferenciados de trabalho e flexibilidade.

4) Freelancer

O freelancer é um profissional autônomo que oferece seus serviços de maneira independente, sem vínculo empregatício com a empresa contratante. “Ele pode ser contratado para realizar projetos específicos ou prestar serviços por um período determinado tanto como pessoa física ou por meio de uma pessoa jurídica”, esclarece.

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