Sindicato dos Comerciários de Salvador participa de encontro no Rio de Janeiro
Sindicato dos Comerciários de Salvador participa de encontro no Rio de Janeiro
Melhorar a comunicação classista foi o grande objetivo do evento
O núcleo de comunicação do Sindicato dos Comerciários de Salvador participou do 2º Encontro Nacional da Rede CTB, que aconteceu de 4 a 6 de abril, na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, na capital carioca. O evento teve como objetivo principal alinhar a comunicação classista de suas entidades filiadas e estabelecer estratégias para fortalecer a força sindical no cenário político e econômico do país.
O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, destacou a importância da comunicação como ferramenta de transformação para uma sociedade menos desigual. “Vimos o fortalecimento da extrema-direita, gerando problemas para a esquerda. Perdemos a narrativa em várias derrotas, como a reforma trabalhista e a reforma da previdência. Precisamos reverter esse quadro. A comunicação é central para isso. Vamos propagar ideias do trabalho decente e de uma sociedade mais humana e menos desigual. Esse encontro é para nos colocar em um novo patamar”, afirmou.
Renato Ezequiel, presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador levantou a questão da comunicação classista para os trabalhadores. “Nós estamos vivenciando várias crises: econômica, social e, uma das piores, é a crise de identidade. Os trabalhadores não estão votando com os trabalhadores. A comunicação é pungente, para unir a classe trabalhadora novamente e a gente consiga falar o que os trabalhadores querem ouvir” avaliou Renato.
Além do presidente, representaram os Comerciários de Salvador a vice presidenta, Rosemeire Correia, o secretário de comunicação, Moisés Teles e o jornalista Alexandre Levi.
Programação
Abrindo os debates no primeiro dia do encontro, o coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itacaré, Altamiro Borges e o professor doutor e membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil, Marcos Dantas, fizeram uma introdução sobre a conjuntura da comunicação no Brasil.
Em seguida, o deputado federal, Orlando Silva (PCdoB), discursou sobre a PL das Fakes News, que está em vias de ser votada na Câmara Legislativa e irá legislar sobre as regras na comunicação da internet, sobretudo, nas plataformas digitais. Na seqüência, a jornalista e secretária de comunicação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rita Casaro, palestrou sobre a democratização dos meios de comunicação.
No segundo dia do encontro, a jornalista Larissa Gold, responsável por projetos especiais no Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), trouxe uma atualização de algoritmos e falou sobre as mudanças nas redes sociais, posicionando as entidades sindicais presentes como as plataformas digitais podem alcançar melhor seus respectivos públicos.
Como resultado das discussões, após a troca de experiências e realidades de cada entidade, foi elaborado a ‘Carta do Rio’ com as resoluções políticas e os encaminhamentos para orientar os dirigentes nos estados, até o próximo encontro, em março do ano que vem, em Minas Gerais.