Cine Debate marca o mês da mulher no Sindicato dos Comerciários de Salvador

Cine Debate marca o mês da mulher no Sindicato dos Comerciários de Salvador

Da redação

A secretaria de raça, gênero e etnia do sindicato dos comerciários de Salvador realizou na manhã de hoje, 27, um momento de celebração e reflexão voltado para o papel da mulher na sociedade contemporânea. O evento fez alusão ao dia 8 de março, quando se comemora o dia internacional da mulher e contou com a exibição do curta metragem O dia de Gerusa, uma produção brasileira que retrata a vida de uma mulher negra que, após criar os filhos e se dedicar à família se encontra em estado de solidão.

O presidente do sindicato, Renato Ezequiel, prestigiou o evento e ressaltou que corrobora com a importância das diversas bandeiras que as mulheres levantam ainda nos dias atuais. “Para as mulheres não existem limites. Elas já conquistaram muitos direitos ao longo da história, mas ainda há muito a ser conquistado. É nosso dever e nossa obrigação abrir espaço para as mulheres, dar apoio e até repensar novas maneiras de pensar e agir para diminuir a desigualdade que ainda existe entre homens e mulheres”, pontuou Renato.

Para Cherry Almeida, diretora da pasta, o mês de março é um momento importante não só para celebrar a força da mulher como também para repensar sobre os diferentes papéis que a mulher assume dentro da nossa sociedade.

“Precisamos sempre voltar a este debate do lugar da mulher trabalhadora, da mulher mãe, da mulher sindicalista, enfim, nós entendemos que o objetivo e a obrigação do sindicato é formar o nosso povo, nossa categoria e a nossa sociedade dos seus direitos. Nesse momento, estamos buscando a formação humana e política das mulheres trabalhadoras no comércio de Salvador” informou ela.

Natália Gonçalves, militante feminista da União Brasileira de Mulheres – UBM foi a responsável pela mediação do debate. “A dinâmica do cine debate é sempre muito interessante porque favorece a troca de idéias e tivemos uma participação muito expressiva do corpo diretor e toda a equipe que trabalha aqui no sindicato. Isso atesta a importância que o sindicato dá e sempre deu à luta de igualdade de gênero e pela igualdade de direitos que as mulheres encabeçam”, disse Natália.

Rosa Souza, presidenta da CTB Bahia, também esteve presente na roda de conversa. “Para nós mulheres que vivemos tantas dificuldades no que diz respeito ao empoderamento feminino, principalmente no ambiente sindical, esse debate é muito importante. Ainda temos muita dificuldades de assumir cargos de poder de decisão, como a presidência, a tesouraria, o jurídico e a comunicação. Onde nós mulheres estamos? Lá na ponta, na linha de frente ainda somos muito poucas. A situação tem evoluído, mas ainda é uma realidade muito precária”, observou Rosa.

O cine debate contou com a presença do vice presidente da FEC Bahia, Reginaldo Oliveira e demais diretores e diretoras do sindicato. Foi servido um delicioso e completo café da manhã que contribuiu para um ambiente acolhedor e de muita troca entre todos os envolvidos.

O Filme

O filme O dia de Jerusa, de 2014, conta a história de Jerusa, moradora de um sobrado envelhecido pelo tempo, recebe Silvia, uma pesquisadora de opinião que circula pelo bairro convencendo pessoas à responderem questionários para uma pesquisa de sabão em pó. No momento em que conhece Silvia, Jerusa a proporciona uma tarde inusitada repleta de memórias, convidando-a à compartilhar momentos de felicidade com uma “desconhecida”.

Elenco principal: Léa Garcia – Jerusa Débora Marçal – Silvia Responsáveis Técnicos: Produção – Elcimar Dias Pereira Direção e Roteiro – Viviane Ferreira Direção de Fotografia – Thiago Quadrado e Túlio Ferreira Direção de Arte – Laura Carvalho

Para assistir ao filme, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 3 =