Sindicato dos Comerciários de Salvador intervém junto ao MPT após demissões em massa

Sindicato dos Comerciários de Salvador intervém junto ao MPT após demissões em massa

Da redação

A demissão em massa é um processo que envolve o desligamento simultâneo de um numero considerável de funcionários de uma só vez. Apesar de ser um mecanismo amparado pela legislação trabalhista brasileira, esse tipo de demissão impõe uma série de obrigações às empresas.

Sem decretar estado de falência ou pedido de recuperação judicial, três empresas de televendas pertencentes ao mesmo grupo empresarial realizaram o desligamento de 53 funcionários sem o pagamento do salário de fevereiro e das verbas rescisórias. Ao invés disso, foi oferecido uma proposta de acordo pra pagamento do calculo trabalhista em 24 vezes e com a primeira parcela somente no mês de maio.

Diante da situação absurda, os trabalhadores se uniram e pediram a intervenção do Sindicato dos Comerciários de Salvador. De imediato, o secretário de assuntos jurídicos, Elisney Guimarães, elaborou uma contra proposta para o pagamento da verba rescisória em 8 parcelas e a liberação imediata do FGTS e do seguro desemprego para aqueles que possuem o benefício.

Por se tratar de uma ação coletiva, a denúncia, juntamente com a proposta será encaminhada para o Ministério Público do Trabalho que irá homologar o acordo.

O Sindicato dos Comerciários de Salvador lamenta o ocorrido e se solidariza com todos os trabalhadores e trabalhadoras envolvidos nesta triste situação. Desejamos a todos e todas uma rápida recolocação no mercado de trabalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =