Comércio fechado consolida nosso feriado e atividades marcam nosso dia

Um dia especial esta segunda-feira (16) para quem trabalha no comércio de Salvador e para o nosso Sindicato. Primeiro, pelo respeito das empresas ao fecharem para homenagear as comerciárias e os comerciários, que fazem o setor crescer a cada ano. Depois, por consolidar a data-maior da categoria e o nosso feriado.

E começou com fiscalização nas principais áreas do comércio de rua (os shoppings já haviam anunciado o fechamento) para garantir o cumprimento do acordo e fazer imagens das lojas fechadas em vários pontos da cidade. Em seguida, o Sindicato realizou uma festa na Arena Imbuí, com um torneio de futebol e muita música com Tem Família Nesse Samba, além de muito divertimento para a criançada com o pula-pula  e brincadeiras.

No ato político, o presidente do Sindicato, Renato Ezequiel, destacou a importância da data. “É a única categoria que faz uma cidade parar e dizer que está tudo fechado porque é o Dia dos Comerciários. É uma conquista de muita luta e que precisa ser valorizada. Celebramos sem esquecer dos desafios que temos pela frente, como retornar o pagamento do trabalho aos domingos na Convenção Coletiva, lutar por mais restaurantes do Sesc e acabar com a pressão nas lojas, que está adoecendo muitos trabalhadores. E só com unidade vamos conseguir isso”, afirmou.

O presidente da Federação dos Comerciários no estado (FEC Bahia) e dirigente dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo, reforçou a importância da unidade dos sindicatos. “Vemos problemas comuns no comércio em várias cidades baianas e a FEC vai mobilizar nossas entidades para desenvolver ações conjuntas no estado. É importante os comerciários valorizarem seus sindicatos, pois são eles que fazem a luta coletiva e conquistam reajuste salarial, esse feriado importante e outros benefícios”, destacou.

Diretor de Esporte e novo na diretoria, Fábio Trindade agradeceu aos participantes e ao Sindicato pela realização da atividade esportiva e ressaltou que “o torneio é o pontapé inicial para a retomada do tradicional campeonato de futebol do Sindicato”.

APOIOS IMPORTANTES

O ato contou com a participação dos vereadores de Salvador, Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira, ambos do PCdoB, e da presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper (comerciários de supermercados), Rosa de Souza. “Essa é uma conquista histórica da categoria comerciária em todo o Brasil. Hoje, vários sindicatos realizam atividades para celebrar, mostrando a força desta data. Nosso trabalho influencia nas cidades e no estado, além de ter importância na economia. Vamos atuar para que se torne uma lei municipal. O SintraSuper e a CTB estão firmes com a FEC para reforçar a luta dos comerciários e das comerciárias na Bahia”, disse Rosa.

Hélio Ferreira ressaltou a ação do Sindicato, também, nas lutas da cidade. “O trabalho de vocês ajuda a desenvolver a economia local e do estado. Em todas as manifestações em defesa da sociedade, a entidade está presente. Sou rodoviário, mas nosso mandato é popular e está à disposição de todas as categorias”, enfatizou.

Autor do projeto que visa transformar o Dia dos Comerciários em lei municipal, Augusto Vasconcelos reforçou a importância da categoria. “Vocês fazem parte do PIB da cidade e este dia especial marca a resistência de trabalhadores e trabalhadoras essenciais em nossa capital. Estamos juntos por dias melhores”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 1 =