Sindicato entrega pauta aos lojistas e prepara campanha salarial
Nesta sexta-feira (9), o presidente do nosso Sindicato, Renato Ezequiel, entregou a pauta de reivindicações ao presidente do Sindilojas, Paulo Motta. Ele estava acompanhado dos diretores Reginaldo Oliveira e Alfredo Santiago. Agora, a entidade vai preparar as ações da campanha salarial 2023 para chegar a shoppings e lojas dos bairros da cidade.
Vale lembrar que o sindicato assinou, ano passado, uma convenção coletiva valendo até 2024, garantindo em março um reajuste de 5,67% (inflação projetada) e direitos como Dia dos comerciários (16/10), alimentação de R$ 12,31, triênio e quebra de caixa, entre outros.
Mas, a campanha desse ano vai buscar três novas conquistas. “Buscaremos um aditivo à convenção para assegurar ganho real de 3% (além dos 5,67% já garantidos); pagamento dos domingos para todos, pois tem empresas que pagam e outras, não; e que a homologação dos demitidos seja no Sindicato, para podermos corrigir os cálculos e assegurar os direitos trabalhistas”, pontua Renato.
Segundo o dirigente, vivemos um novo tempo e um novo Brasil começa com Lula na Presidência. Vários países se reaproximaram, projetando a retomada do crescimento da economia. O cenário indica novas conquistas para a classe trabalhadora, especialmente do comércio. “É possível assegurar uma maior valorização de quem faz o comércio de Salvador ser 4º maior do País. Por isso, vamos à luta por novas conquistas”, enfatiza.
COMÉRCIO VAI BEM
A campanha acontecerá com o comércio mostrando sua força. O volume de vendas do varejos fechou 2022 com crescimento de 1%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE.
O setor de shoppings registrou, ano passado, faturamento de R$ 191,8 bilhões, alta de 20,5% em relação a 2021. Para 2023, a projeção inicial é de um aumento de 14,6% nas vendas. Os dados são do Censo Brasileiro de Shopping Centers, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).