Comerciários reforçam Marcha da Consciência Negra em Salvador

Na tarde desta segunda-feira (20), centenas de pessoas e lideranças dos movimentos negros realizaram a 44ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares. A passeata saiu dos Campo Grande às 15h e foi finalizada na Praça Castro Alves. Dirigida pela CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras), a marcha prestou homenagem póstuma a Mãe Bernadete, líder quilombola assassinada em agosto, na cidade de Simões Filho. As lideranças exigiram rigorosa apuração e punição para os executores e mandantes.

O nosso Sindicato marcou presença no evento com a palavra de ‘Comerciários contra o racismo e a discriminação. Salve Zumbi, viva o Dia da Consciência Negra’. “Não poderíamos ficar de fora. Maioria da categoria é negra e também vivencia situações de racismo e de discriminação. Na Convenção Coletiva, já temos uma cláusula que recomenda às empresas a promoverem ações de igualdade. Mas, essa é uma luta permanente”, disse o presidente da entidade, Renato Ezequiel.

Para a secretária de Gênero, Raça e Etnia, Cherry Almeida, “é sempre importante os sindicatos reforçarem a marcha do 20 de Novembro, que homenageia Zumbi e Dandara e a luta de resistência do povo negro”. Participaram, também, da caminhada o secretário de Movimentos Sociais, Armando Santana, e os dirigentes do SintraSuper, Edvã Galvão, Anderlei Costa e Josélia Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =