Salvador: Comerciários participam de ato pela redução da taxa de juros; Brasil tem a 3ª maior do mundo
O Sindicato dos Comerciários de Salvador marcou presença no ato realizado nesta terça-feira (18), na Praça da Piedade, em Salvador, pela redução da taxa de juros no Brasil. A mobilização, que ocorreu em todo país, se deu no mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia a nova taxa Selic. Atualmente, o Brasil possui a terceira maior taxa do mundo, o que, segundo os sindicalistas, impacta negativamente o consumo, a geração de empregos e o crescimento econômico.
Para os representantes do sindicato, a manutenção de juros elevados favorece o setor financeiro e prejudica trabalhadores e pequenos empreendedores. Além disso, a entidade critica a composição do Congresso Nacional, apontando que, dos 513 deputados federais, menos de 100 atuam efetivamente em defesa dos trabalhadores e das camadas mais vulneráveis da população.
“Temos um Congresso elitista, dominado por interesses do latifúndio, do agronegócio, dos banqueiros e dos grandes empresários. O governo Lula enfrenta enormes pressões desses setores, tornando o processo de governabilidade ainda mais complexo”, declarou Renato Ezequiel, presidente do sindicato.
O ato reforçou a necessidade de mudanças na política econômica para estimular o desenvolvimento do país e garantir melhores condições de vida para a classe trabalhadora.