Atacadões de Salvador tentam driblar lei das sacolas
Atacadões de Salvador tentam driblar lei das sacolas
Consumidor e Procon constatam que atacadistas não disponibilizam alternativas à sacolas plásticas
Foi só após ensacar suas compras e pagar, que o motorista dos Correios, Reginaldo Santos, lembrou de perguntar se já estava valendo a lei que obriga os estabelecimentos comerciais a oferecer sacolas plásticas recicláveis de forma gratuita. Bastou questionar que as sacolas gratuitas foram oferecidas e postas num lugar visível no caixa. O caso aconteceu no Atacadão de Itapuã, localizado na Av. Dorival Caymmi, e é uma das tentativas dos supermercados para “driblar” a nova lei.
“Eles deixam na frente as que são pagas e só mostram as gratuitas se você perguntar. Além do que as gratuitas são bem menores e as pagas bem maiores”, conta Reginaldo. No fim das contas, ele pagou por duas sacolas que já estavam com suas compras e levou uma gratuita para um último item.
O policial militar Vitor Conceição que não sabia de lei nenhuma passou pela mesma situação e pagou por suas sacolas no estabelecimento. “Não estava sabendo. Paguei R$0,25 em cada sacola. Costumo trazer minha sacola, mas como hoje foi uma compra rápida não trouxe. Agora que descobri me sinto enganado”, afirma.