“A defesa da soberania é inseparável da defesa dos direitos”, diz presidente do Sindicato dos Comerciários ao se posicionar contra ataque dos EUA à Venezuela

O Sindicato dos Comerciários de Salvador vem a público manifestar sua firme condenação ao ataque militar realizado pelos Estados Unidos contra a Venezuela, que resultou em ao menos 40 mortes e capturou o presidente Nicolás Maduro. “A ação, amplamente criticada pela comunidade internacional, representa uma violação clara dos princípios do direito internacional, da soberania dos povos e dos mecanismos de solução pacífica de conflitos”, disse o presidente do sindicato, Renato Ezequiel.

A investida militar dos EUA gerou reações de repúdio de diversos países e organizações, que alertam para o risco de abalo ao ordenamento jurídico internacional e de desestabilização da região latino-americana.

Para Renato, ataques como este também impactam diretamente a vida de trabalhadoras e trabalhadores, pois provoca crises econômicas e sociais, com reflexos claros na vida das populações.

“A defesa da paz e da soberania é inseparável da defesa dos direitos trabalhistas, que dependem de contextos de estabilidade democrática e solidariedade internacional, por isso, repudiamos veementemente a atitude dos EUA”, disse.

O sindicato reafirma seu repúdio a qualquer intervenção militar que viole a soberania de uma nação e o direito internacional e manifesta solidariedade ao povo venezuelano e a todas as populações que sofrem os efeitos da instabilidade e de decisões tomadas por grandes potências, que impactam vidas e direitos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 9 =